sábado, 9 de maio de 2015

10 ERROS QUE VOCÊ COMETE COM AS SUAS ORQUÍDEAS -

http://revistacasaejardim.globo.com

Se você prestar mais atenção às plantas e colocar em prática os cuidados certos, elas podem se manter sempre vistosas e saudáveis. E para isso, nem é preciso abusar dos produtos químicos!


Orquídeas (Foto: Orquídeas)
Conheça algumas falhas comuns e saiba como reverter a situação. As dicas são da consultora Elza Kawagoe e de Claudia Regina, do Ateliê La Calle Florida. Se você se reconhece nas situações abaixo, é hora de mudar e recuperar suas plantas.
1 Cultivá-las em vasos de plástico. Prefira os vasos de barro, que são porosos e drenam melhor a água. Isso evita o apodrecimento das raízes.

2 Permitir que elas extrapolem o limite do vaso. O ideal é mantê-las dois dedos para dentro da superfície.

3 Trocá-las de vaso sem reparar de que lado surgem os novos brotos. Chamados de “parte da frente” da orquídea, os brotos devem ficar livres, nunca encostados na parede.

4 Esquecer de acrescentar nó de pinho ou placas de madeira à planta. Além de decorar o vaso, os substratos conservam a água por mais tempo.

5 Não esterilizar a tesoura antes de podá-las. Para essa operação, utilize um maçarico portátil ou a própria chama do fogão. Mas atenção: espere o instrumento esfriar antes de usá-lo. Esterilize novamente antes de manipular outra planta, para evitar transmissão de doenças.

6 Não passar um cicatrizante após a poda. Neste caso, utilize canela em pó que é um cicatrizante natural.

7 Ignorar as manchas na folhagem. Elas podem indicar que a planta tenha sido atacada por uma praga. A dica é usar detergente líquido diluído em água. Lave bem todas as folhas e raízes e borrife a concentração nas folhas. Se a infestação for grande, passe o sabão puro, sem diluir. Depois, deixe a orquídea por 24 horas na sombra, lave e replante.

8 Usar o mesmo vaso depois de eliminar pragas. O ideal é trocar o recipiente por um novo. Caso não seja possível, lave-o bem com cloro e finalize com detergente neutro, enxaguando antes de replantar sua orquídea.

9 Não reparar na coloração da folhagem. Se estiver muito escura, é sinal de carência de luz. Nesse caso, troque a orquídea de lugar.

10 Não identificar as orquídeas com plaquinhas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração.

Quer acrescentar mais dicas à lista? Comente!
Prefira os vasos de barro, que drenam a água com mais eficiência. Este cantinho leva a assinatura da paisagista Claudia Muñoz  (Foto: Lilian Knobel/Casa e Jardim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário