domingo, 1 de fevereiro de 2015

Torta Mesclada - Cooking

http://www.panelaterapia.com/


Eu fiz um post uma vez sobre o fato desse bolo, que é um ícone dos anos 80, ter desaparecido do mapa. Na época era chamado de "torta" mas na verdade é um bolo e 90% dos aniversários da época (pelo mesmo na minha cidade natal Pres. Prudente) lá estava a famosa torta mesclada! Linda! Com aquela cara de bolo de verdade sabe?

Eu tinha receio de fazer e constatar que a lembrança era melhor do que o sabor em si, mas felizmente isso não aconteceu. A torta mesclada continua sendo o melhor bolo de festa de todos os tempos! 

Para mim que sou mega preguiçosa com receitas longas confesso que só mesmo uma vontade muito grande para me fazer encarar um bolo com recheio e cobertura, mas nesse caso valeu muito à pena! Não só pelo sabor, mas pelas lembranças de infância que a torta mesclada me trouxe.

A receita eu peguei no site Tudo Gostoso, veja aqui.

Minhas considerações e pequenas alterações:

- Depois da faxina anual que fiz em casa, doei várias assadeiras porque já estavam velhinhas demais e só quando fui fazer a torta constatei que estava sem uma forma redonda grande, então fiz apenas meia receita (por isso minha torta ficou mais baixinha).

- Sobre a cobertura branca. Ela nada mais é do que um marshmallow. Eu faço um pouco diferente do site. 
Para esta receita, bati duas claras em neve em picos firmes (reservei). Misturei 2 partes de açúcar para 1 de água (no caso usei 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água) e mexi até dissolver. Levei ao fogo médio e deixei ferver sem mexer até atingir ponto de fio, que é quando as bolhas da fervura estouram mais lentamente. Liguei a batedeira novamente com as claras e fui derramando a calda quente com cuidado enquanto batia. O ideal é bater até as claras esfriarem bem. Levei o marshmallow à geladeira até ficar frio, para só então cobrir o bolo. Lembrando que se você for fazer a receita toda como está no site que eu indiquei, precisar dobrar essa minha receita de marshmallow.

- Para a cobertura marrom usei 2 colheres de açúcar, 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de manteiga sem sal e 2 colheres de leite. Levei ao fogo para engrossar um pouquinho e reservei.

- Para rechear o bolo a massa e o recheio devem estar frios (leve à geladeira se for preciso). 


- Depois de recheado, eu cobri o bolo todo com o marshmallow branco e depois fui "melecando" as costas de uma colher com a cobertura marrom e espalhando em movimentos circulares sobre o marshmallow.

Ainda e sempre essa é a minha torta/bolo preferido da vida inteira! <3 p="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário