quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como Fazer Molho Branco - COOKING

Este é um conteúdo do blog www.panelaterapia.com.


Vocês já devem ter visto muitas variações desse molho por aí. Eu mesma vario bastante conforme a inspiração do dia, mas o meu preferido é esse:

Em uma panela junte:
  • 400ml de leite
  • 1 folha de louro
  • 1 cebola pequena em rodelas grandes
  • 1 dente de alho descascado e cortado em 3 pedaços
  • Uns 10 grãos de pimenta do reino
  • Uma pitada de noz-moscada
Assim que essa galera ferver, desligue o fogo, coe e reserve o leite.
Aqueça  em fogo baixo 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, junte 2 colheres (sopa) de farinha e mexa bem para a farinha pegar uma cor. Nesse momento vai  virar um monte de grumos, fica parecendo uma farofa, não se assuste e continue mexendo. 

Em seguida, vá pingando o leite que estava reservado aos poucos e desfazendo os gruminhos, até atingir a consistência de creme (tem que ferver para isso). Com o batedor de arame fica fácil deixar o creme lisinho, mas se você não conseguir, é só bater no liquidificador ou no mixer depois. Acrescente sal de acordo com seu gosto.
Depois que você desligar o fogo ele vai engrossar cada vez mais, por isso se você notar que ficou muito espesso, é só acrescentar mais leite comum (não precisa estar aromatizado) e mexer fora do fogo mesmo até atingir a consistência ideal.

Esse molho pode ser usado em massas e gratinados. Também é possível acrescentar ingredientes como queijos e ervas. Bem versátil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário