quarta-feira, 9 de maio de 2012

Arroz Carreteiro - COOKING

Este é um conteúdo do blog www.panelaterapia.com.






De acordo com a Wikipedia, "o arroz carreteiro (ou arroz-de-carreteiro) é um prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam em panela de ferro uma mistura de charque picada (guisado) com arroz".
Outro dia fiz uma abóbora com carne seca e sobrou um pouco da carne já refogada. Na hora me veio a ideia do carreteiro. Eu usei aquela carne da caixinha.

Refoguei a carne seca (usei aquela pronta de caixinha que é coisa linda de Deus). Na panela com azeite foi 1/2 cebola, 2 dentes de alho picados, a carne seca e 1 colher (sopa) de pimentão vermelho e 1 colher (sopa) de pimentão amarelo picadinho. Cheiro verde para finalizar. Eu usei apenas metade dessa carne refogada, 

Para essa receita que rende 4 porções, os ingredientes foram:
1/3 de gomo de calabresa picada;
2 colheres (sopa) de bacon picado;
1/2 cebola pequena picada;
2 dentes de alho picados;
1 tomate sem semente picado;
1 e 1/2 xícara de carne seca refogada;
2 xícaras de arroz cru;
Temperos: sal, pimenta do reino e cheiro verde (de acordo com seu paladar).




Refoguei a calabresa e o bacon e na gordura que soltaram juntei a cebola e em seguida o alho. Somei o tomate e a carne seca que já estava temperada. Acrescentei o arroz, 1 colher (café) de sal e cobri com água fervente. Deixei cozinhar com a panela semi tampada até diminuir bem a água, então tampei e esperei terminar o cozimento do arroz. Polvilhei pimenta do reino, cheiro verde e uns cubinhos de queijo minas.

* Como a carne seca já estava bem temperada eu usei pouco tempero nesta receita. Se você fizer com a carne seca apenas desfiada, sem tempero, aumente as quantidades de alho e cebola e acrescente 1/3 de pimentão picadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário