segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quiche de Ricota com Espinafre (cooking)


Para a massa:
1 ovo;
2 xícaras de farinha (usei  normal mas pode ser 1 normal e 1 integral);

50 gr de manteiga picada tirada da geladeira 15 minutos antes;
Sal (o quanto você achar que basta);
Água até dar ponto.

Coloque a farinha em um recipiente, junte o ovo, o sal e a manteiga. Misture com a ponta dos dedos até virar uma farofa grossa. Vá adicionando água às colheradas até que a massa chegue no ponto de desgrudar das mãos e vire uma bola. Embrulhe em filme plástico ou coloque em um saquinho limpo e deixe na geladeira por 15 minutos.
Abra a massa, cubra as forminhas ou uma forma única maior e faça alguns furinhos com um garfo para que ela não estufe ao assar.
Essa receita é para uma quiche média, como eu fiz em forminhas pequenas usei metade da massa e deixei o restante embrulhadinho na geladeira (quando for usar a massa que fica na geladeira por mais de 6 horas é preciso deixar 30 minutos em temperatura ambiente antes de abrir ok?).


O recheio é bem simples: 1 prato fundo de folhas de espinafre refogadas no alho (2 dentes) e azeite, temperadas com sal e pimenta moída na hora. 
Depois de refogado, pique bem e misture com 300g de ricota amassada, 3 colheres (sopa) de salsinha picada, 1/3 de sachê de caldo de legumes em pó, sal,  pimenta branca e noz-moscada. 
Dica: primeiro prove o recheio, em seguida, se o sabor estiver legal, junte um ovo batido (porque ninguém merece provar recheio com ovo cru!)

Forre a forma com a massa (a minha rendeu uma forma média e 2 minis), espalhe o recheio, salpique parmesão e mozarela e leve ao forno até a superfície ficar bem dourada.

Um comentário: