domingo, 6 de março de 2011

Nhoque de Batata (cooking)

   DELICIA DA MAMA!!!!



Ingredientes (para 2 porções generosas):

 
1/2 kg batata de casca rosa (asterix)
1/2 xícara (chá) de farinha
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) margarina ou manteiga
1 gema

Descasque as batatas e pique-as em cubos. Coloque-as em um saquinho transparente (pode ser aqueles de supermercado que vem os legumes) e dê um nó, com a ponta de uma faca faça pequenos furinhos nele. Coloque no microondas em potência alta por 5 minutos. Deixe descansar por 2 minutos sem abrir o saquinho e verifique se estão macias. Se for necessário coloque mais alguns minutos no microondas. 

Para essa receita é imprescindível usar a batata asterix, que tem a casca rosa (todo grande supermercado tem). Essa batata tem bem menos água, por isso o nhoque fica com a textura correta. Usar o microondas nesta etapa também é essencial, pois quando a batata é cozida na água ela absorve líquidos e fica muito úmida.
Amasse as batatas ou use o espremedor e deixe esfriar. Junte os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Se necessário acrescente mais farinha até que consiga fazer uma bolinha sem grudar nas mãos.

 
Retire um pedaço da massa, faça um rolinho e vá cortando no tamanho que desejar. Coloque uma panela grande com água e sal, quando ferver acrescente os nhoques. Quando subirem à superfície pode retirar com uma peneira ou escumadeira e jogá-los no molho para não grudarem.

Sirva com o molho de sua preferência e queijo ralado. Aposto que se fizer essa receita nunca mais fará outra. Testa aí e me conta.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário